O renomado relojoeiro independente japonês encontra a caligrafia em uma fascinante série de relógios – e o resultado promete ser excepcional.
Partindo do tradicionalismo estético japonês até a fronteira do design dos dias atuais, Hajime Asaoka é um nome consagrado entre os criadores independentes de relógios do Japão. Autodidata, ele não possui uma formação tradicional em relojoaria, mas tornou-se um mestre do tempo, combinando material de qualidade, precisão mecânica e decisões artísticas ousadas.
Já no primeiro protótipo, Asaoka provou não ser um iniciante em relojoaria. Seu primeiro modelo, o Project T tourbillon, foi o primeiro do tipo a ser fabricado inteiramente no Japão. O artista equilibra exclusividade e refinamento, produzindo todas as peças manualmente em sua oficina em Bunkyo, Tóquio.
Mesmo sem conquistar grandes prêmios ainda, Asaoka já faz a maior parte do mundo se curvar à sua expertise. O relojoeiro japonês não se insere automaticamente entre os divulgadores de tempos antigos; ele se reconhece como um projetista de produtos, um ofício que permite à imaginação alçar voos além dos simples tic-tacs.
Em 2018, fundou a Chrono Tokyo, que seria rebatizada de Kurono Tokyo no ano seguinte. O objetivo? Produzir relógios confiáveis, modernos e divertidos que ele mesmo pudesse usar todos os dias. Asaoka deseja que suas criações sejam acessíveis para um público mais amplo. Incorporando traços da época de estudante quando ganhou seu primeiro relógio mecânico, um cronógrafo automático Citizen que seu pai lhe deu, suas peças mantêm o preço justo e a qualidade elevada.
Recentemente, Asaoka revelou as últimas versões do relógio Kurono Tokyo 34mm, um modelo robusto e à prova d’água. O design é inspirado na estética Art Déco. Como ele nos diz: “Este projeto foi o primeiro modelo do ano porque pareceu mais fresco”, e a frescura está certamente presente nas novos relógios, inclusive em seu novo visual.
Asaoka parece ter um talento natural para criar modelos de relógio que atraem tanto pela beleza quanto pela funcionalidade. Porém, esta nova série, “Calligra”, é um marco em sua carreira. A escolha das fontes é um dos pontos altos desta série; o desafio de integrar numerais arábicos em um padrão circular foi superado com o uso de algarismos no estilo Breguet, todos desenhados à mão.
Asaoka também investiu na variedade, oferecendo os relógios em três variações. As versões Stark Black e Silver White são apresentadas em uma paleta de cores que combina com seus nomes; já a cor Dark MOP é ressaltada pelo impressionante mostrador em madrepérola, que lembra uma cena de oceano tempestuoso vista à distância.
Mesmo com todas as inovações, ele manteve características marcantes dos modelos anteriores, como o ponteiro em forma de seringa azulada e as pulseiras pretas. Segundo Asaoka, “O visual do primeiro modelo que lançamos em 2022 já era perfeito. Em vez de mudá-lo, decidi adicionar outro mostrador com base no exterior.”
Todos os modelos da nova linha Calligra serão vendidos por US$ 1.170, com cada variante limitada a apenas 188 exemplares. A partir de 23 de fevereiro, os novos relógios estarão disponíveis para pré-venda em todo o mundo através do site oficial da Kurono Tokyo e a previsão de envio é para meados de março. Este avanço reflete o quão audacioso e inventivo pode ser o mundo da relojoaria, e na vanguarda desta transformação, certamente você encontrará Hajime Asaoka.