A exposição ‘Nomads’, repleta de subtextos e poluição visual, será comandada pela curadora Alison M. Gingeras
O artista nova-iorquino Eddie Martinez foi o escolhido para representar a República de San Marino na Bienal de Veneza de 2024. Famoso pelas suas pinturas expressivas, caracterizadas por violentos campos de cores e discrepantes personagens de olhos esbugalhados, Martinez atua na perspectiva de borrar as linhas representacionais com uma abordagem intuitiva na arte.
Nascido em Connecticut e radicado em Brooklyn, Martinez já foi tema de diversas exposições solo ao redor do mundo, como a atual exibição em andamento na V1 Gallery, em Copenhague.
San Marino, o país que ele representará, é um dos menores reconhecidos mundialmente. Localizado a aproximadamente 40 minutos de Rimini, na costa nordeste da Itália, tem população estimada em menos de 34 mil habitantes.
A exposição, intitulada ‘Nomads’, será comandada por Alison M. Gingeras em parceria com o FR Istituto d’Arte Contemporanea e Paolo Rondelli. A relação de trabalho entre Martinez e Gingeras começou em 2015, em uma exposição na BLUM.
Em entrevista para a ARTnews, Gingeras compartilhou que considera a abordagem de Martinez – que o leva à constante migração entre diversas formas de crear e diferentes idiomas visuais – como uma reflexão dos mapas mentais do inconsciente. “É perceptível em seus trabalhos a transição entre a abstração ou figuração, ou algum tipo de híbrido”, ela explicou.