- ARTE
Barbara Kruger Retorna A Londres Para Grandiosa Exposição
- Original São Paulo
Barbara Kruger, famosa artista norte-americana, quebra seu hiato de quase vinte anos sem expor em Londres com uma exposição solo expressiva. Sua exposição “Thinking of You. I Mean Me. I Mean You.” acontece na South Gallery da Serpentine, fornecendo um panorama amplo de sua estimada carreira, que abrange desde criações iniciais dos anos 80 até instalações modernas baseadas em vídeos, ecoando a vertiginosa maneira com que consumimos informações hoje.
Conhecida como uma exploradora de imagens, Kruger é mundialmente famosa por suas grandes exposições de texto que oferecem críticas que vão desde o consumismo até os direitos das mulheres. Com formação em design gráfico, a artista cortou caminho trabalhando em diversos postos editoriais, imergindo no universo da publicidade. E é em meio a essas experiências que surge sua linguagem artística, destacada pelo trabalho de 1987, “I Shop Therefore I Am”, uma serigrafia em vinil com a tipografia de sua preferência, a Futura Bold Oblique.
“No passado, já frisei que a exposição se reconfigura de acordo com o ambiente em que é colocada. É tudo definido arquitetonicamente, e é isso que amo fazer”, relembra Kruger. Possuidora de um flerte antigo com a arquitetura, a artista sabe que “Thinking of You. I Mean Me. I Mean You.” se transformará dependendo do contexto.
Com um olhar sempre voltado para o futuro, Kruger adapta suas mensagens constantemente, tanto aos espaços das exposições quanto às mais recentes evoluções tecnológicas. Na Serpentine, os visitantes terão a oportunidade de experimentar suas obras ressignificadas em vídeos, os quais a artista chama de “replays” de trabalhos, como o Untitled (Your body is a battleground) de 1989, que serão dispostos tanto na área interna da galeria quanto na área externa.
A exposição ficará em cartaz até 17 de março no endereço Kensington Gardens, London W2 3XA, no Reino Unido.