- ARTE
Fairart: O Novo Mercado Para Colecionadores De Arte
- Original São Paulo
Adquira e venda obras de Damien Hirst, Cleon Peterson, Nina Chanel Abney e muito mais
Durante muito tempo, o eBay foi o principal marketplace de revenda para a maioria dos produtos. Em 2016, a StockX quebrou paradigmas, ao introduzir uma plataforma especificamente dedicada a tênis e outros itens raros de vestuário e cultura streetwear. Entretanto, o universo da arte, especialmente quando falamos sobre a linha tênue que separa o alto e baixo valor artístico, ainda carecia de uma plataforma similar para fornecer um ambiente confiável para compra e venda de edições cobiçadas, gravuras e objetos colecionáveis.
Chega para preencher essa lacuna a FairArt. Exclusiva do Reino Unido, mas com previsão de expansão para a Ásia, Europa e Estados Unidos, a plataforma apresenta trabalhos de artistas consagrados e emergentes, como Damien Hirst, Ai Weiwei, Nina Chanel Abney, Michael Reeder, Banksy, Cleon Peterson e Felipe Pantone.
Nicholas Kidd, co-fundador da FairArt, teve a inspiração para iniciar este empreendimento por duas razões: Primeiro, conforme suas palavras, frequentemente parece um sonho distante para jovens na faixa dos 20 anos colecionarem arte, dada a inatingibilidade de preços frequentemente astronômicos. Segundo, Kidd lembrou de uma citação de Nina Chanel Abney, onde ela diz, “Se minha obra for revendida por uma tonelada de dinheiro, eu adoraria ter uma parte disso… todos os artistas falam sobre isso. Ninguém está feliz com o jeito que as coisas são… é tudo sobre apoiar os artistas… quem não gostaria de participar disso?”