Nova Obra Ilumina a Paixão Pelo Futebol das Nações MENA (Médio Oriente e Norte da África)
O futebol sempre foi o esporte predominante na África do Norte e propagado por todo o Oriente Médio (MENA). Entretanto, 2022 marcou um momento crucial, onde ambas as regiões estamparam triunfantemente suas pegadas na história. O Qatar sediou a Copa do Mundo da FIFA e o Marrocos chegou às semifinais, marcando este feito, pela primeira vez, para uma nação árabe. Uma nova obra literária vem iluminar a profunda paixão que as nações MENA nutrem pelo futebol, ou o “Belo Jogo”, como também é conhecido.
Desenvolvida por Akaar, co-fundador da Lack of Guidance, e publicada pelo ARQUIVO DO ORIENTE MÉDIO, a obra “Futebol” transcende as limitações de um mero livro esportivo para explorar como o jogo se incorporou à identidade cultural da região.
A obra apresenta fotografias capturadas entre o final da década de 1980 e 2023, abrangendo desde a Argélia, Marrocos, Tunísia, Egito e os Emirados Árabes Unidos, até a Síria, Líbano, Turquia, Omã, Palestina, Irã, Arábia Saudita e Curdistão. Entre os fotógrafos destacam-se Abbas, Nikos Economopoulos, Karim Sahib, Jinane Ennasri, Marco Di Lauro, Alex Webb, e Salah Malkawi.
“Futebol” é um livro encadernado em linho que contempla 126 páginas tanto em Inglês como em Árabe. O livro pode ser adquirido online e em alguns pontos de venda selecionados, como a loja Printed Matter em Nova York, pelo valor de $50 USD.
Naturalmente, a obra mostra não apenas a conexão esportiva, mas a influência sociocultural que o futebol tem na região MENA. Da Argélia ao Omã, o “Futebol” registra a relação histórica da região com o esporte mais amado do mundo. Essa narrativa, sem dúvida, qualifica o “Futebol” como mais do que meramente a abordagem de uma paixão regional, mas como um retrato fotográfico da identidade sociocultural das nações MENA, que respiram o “Belo Jogo”.