A exposição “Belas Adormecidas: O Renascimento da Moda” ocupará o Metropolitan Museum of Art. O código de vestimenta é “O Jardim do Tempo”
O fervihar da moda tem data marcada. Como de costume, a primeira segunda-feira de maio, este ano caindo no dia 6, é notoriamente a maior noite do mundo da moda. Neste dia tão aguardado acontece o anual Met Gala, que comemora a abertura da mais recente exposição do Instituto de Fantasia do Metropolitan Museum of Art.
Foi na última quinta-feira que a Vogue divulgou oficialmente os detalhes para a muito antecipada noite de estilo. A escolha do tema e dos co-anfitriões são sempre motivo de especulações. Este ano, o tema é “O Jardim do Tempo”, inspirado na obra homônima do autor J.G Ballard de 1962. Aí se encontra um vasto campo de interpretações possíveis para a vestimenta oficial do Met Gala 2024: espera-se que as aparências cuidadosamente dissecadas remetam a referências florais e ambientais.
Vale destacar que a edição de 2024 da Met Gala terá como anfitriões algumas das personalidades mais proeminentes do momento: Zendaya, Jennifer Lopez, Bad Bunny, Chris Hemsworth e Anna Wintour. Este grupo de anfitriões segue os passos de Penélope Cruz, Michaela Coel, Roger Federer, Dua Lipa e a onipresente Wintour, que estiveram à frente da edição anterior. Fazendo jus à sua reputação como força motriz do evento, Wintour desempenha o papel de líder do Gala desde 1995.
Este ano, a gala desvendará “Belas Adormecidas: O Renascimento da Moda”, uma exibição que contará com cerca de 250 peças da coleção permanente do Costume Institute, muitas delas nunca antes vistas pelo público. Esta retrospectiva de 400 anos de história da moda contará com itens dos atuais designers Phillip Lim, Stella McCartney e Connor Ives, entre outros, além de peças icônicas de criadores canônicos como Elsa Schiaparelli, Yves Saint Laurent, Christian Dior e Hubert de Givenchy.
O eixo da mostra são 50 peças históricas tão delicadas que não podem mais ser usadas – daí o título “Belas Adormecidas”. Destacam-se entre elas o vestido de baile de cetim de seda de 1877 de Charles Frederick Worth e um espartilho do século XVII. Estos serão exibidos em três zonas principais- Terra, Mar e Céu – que contam a evolução ao longo dos séculos do uso de materiais naturais no design de moda.