Com mais de meio século dedicado à arte, a carreira de Esther Mahlangu é repleta de histórias de paixão, inovação e resiliência. A exposição retrospectiva “Então soube que era boa em pintura: Esther Mahlangu”, com curadoria de Nontobeko Ntombela, é uma celebração de momentos marcantes e um marco importante na trajetória brilhante da artista.
O Iziko Museus da África do Sul e a BMW se unem para abrigar a exibição, que traz uma exploração abrangente do trabalho artístico de Mahlangu, com mais de 100 obras, fotografias históricas e um curta-metragem. O destaque da exposição é o icônico BMW 525i Art Car de Mahlangu, que retorna à África do Sul depois de mais de três décadas.
Em reflexão sobre sua vida dedicada à arte, Mahlangu revela, “A pintura sempre fez parte de mim. Não posso separá-la de mim e nem gostaria. Espero compartilhar minha prática e longa e colorida história com você na minha próxima exposição retrospectiva.”
O percurso criativo de Mahlangu é um testemunho de sua abordagem única para a arte, que entrelaça a cultura africana com a modernidade e temas contemporâneos. A curadora Nontobeko Ntombela enfatiza a contribuição significativa de Mahlangu para a arte contemporânea, afirmando, “A retrospectiva presta homenagem à abordagem única de Esther Mahlangu para a arte, que intersecta culturas africanas com a modernidade e o contemporâneo. A exposição celebra a voz, a agência e o espírito pioneiro de Mahlangu, simbolizando sua auto-enunciação, auto-determinação e criatividade”.
A exposição retrospectiva não apenas celebra o impressionante legado de Mahlangu, como também a reconhece como uma lenda viva no mundo da arte sul-africana. Dr. Bongani Ndhlovu, CEO interino dos Museus Iziko da África do Sul, expressa a honra em sediar essa mostra monumental, reconhecendo o impacto duradouro de Mahlangu em gerações de artistas e sua encarnação de triunfo contra a adversidade.
Para o Grupo BMW, apoiar essa exposição é um gesto de respeito e admiração pelo espírito pioneiro de Mahlangu. Peter van Binsbergen, CEO do Grupo BMW África do Sul, destaca a importância da colaboração de Mahlangu com a BMW, afirmando, “O compromisso do Grupo BMW com esta exposição é um testemunho de nosso respeito e admiração pelo espírito pioneiro e a contribuição notável de Dra. Esther Mahlangu para o mundo da arte.
A exposição comemora a incrível jornada e legado de Mam’ Esther (como é afetuosamente chamada na África do Sul), mas também simboliza uma colaboração preciosa que remonta a mais de três décadas”.
Em essência, a exposição retrospectiva não apenas celebra a habilidade artística de Esther Mahlangu, mas também a homenageia como um ícone cultural cuja jornada continua a inspirar e cativar públicos em todo o mundo. A retrospectiva estará em exibição nos Museus Iziko da África do Sul, em Cape Town, do dia 18 de fevereiro de 2024 até o dia 11 de agosto do mesmo ano.