- ARTE
Retrospectiva Significativa De Willem De Kooning Chega À Itália
- Original São Paulo
Exposição lança em abril e coincidirá com a 60ª Bienal de Veneza
A Itália se prepara para receber em abril uma grande retrospectiva de Willem de Kooning, proeminente artista teuto-americano, com estreia coincidindo com o glamouroso 60º evento da Bienal de Veneza. Esta tão aguardada mostra será realizada nos Salões de Exposições Temporárias da Galleria dell’Accademia e dará destaque ao período que de Kooning passou na Itália, entre 1959 e 1960, trazendo vários de seus instigantes desenhos “Preto e Branco de Roma”.
Com curadoria de Gary Garrels e Mario Codognato, a exposição reunirá aproximadamente 75 obras, proporcionando ao público um vasto panorama do período mais expressivo de de Kooning e a maior exposição de sua obra na Itália até o momento. Destaca-se que a curadoria deseja enfatizar as “conexões especiais de Kooning com a Itália”, conforme revelou a divulgação. Curiosamente, após sua morte, as obras de Kooning foram raramente expostas na Itália, com a última exposição ocorrendo há quase duas décadas. “O que nos convenceu foi a qualidade da seleção dos curadores, apresentando cerca de 75 obras que representam a amplitude dos períodos mais expressivos de de Kooning.”
Entre os destaques da exposição estão três pinturas monumentais de paisagens feitas em 1960, intituladas Door to the River, A Tree in Naples e Villa Borghese, que serão exibidas juntas. A exposição também dará ênfase às 13 esculturas desconhecidas de bronze que de Kooning criou, precursoras de suas maiores obras esculturais nos anos 70.
Willem de Kooning e l’Italia abrirá no dia 17 de abril e permanecerá até 15 de setembro, no Gallerie dell’Accademia, localizada na Calle della Carità, 1050, 30123 Venezia VE, Itália.